Warning: Undefined array key "options" in /var/www/html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 192 Ambidestria organizacional: unir inovação e eficiência operacional é dupla de sucesso para empresas - WITRI

Ambidestria organizacional: unir inovação e eficiência operacional é dupla de sucesso para empresas

Compartilhe este conteúdo:

A pesquisa Digital Investment Index 2022, elaborada pela EY Parthenon, mostra que 72% dos executivos pretendem transformar radicalmente suas operações digitais nos próximos anos, e isso inclui investir mais em inovação. No entanto, ela não pode vir sozinha: deve estar acompanhada de uma capacitação consistente dos colaboradores para garantir a aplicabilidade das soluções. Nesse contexto, podemos falar sobre a ambidestria organizacional, conceito que equilibra a capacidade de inovação com a eficiência operacional.

“Pensando em futuro, trazemos a inovação, que dará às empresas posicionamento no mercado a longo prazo, garantindo a não obsolescência do produto e possibilidade de novas linhas de receita. Para o presente, acrescentamos a eficiência operacional, em que literalmente aumenta-se a eficiência nas entregas, mantendo bom posicionamento no mercado atual”, explica Orlando Ovigli, VP Digital Solutions da FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios integrando visão estratégica com execução inteligente.

Manter o bom posicionamento no mercado vigente estimula a competição e gera credibilidade para as empresas, tanto com seus clientes quanto com seus colaboradores. Como consequência, há uma progressão contínua do negócio, gerando crescimento e lucratividade para a empresa. 

A ambidestria é dividida em três diferentes tipos de métodos: rotativa ou cíclica, onde as metas pensadas em operacional e inovação são feitas em períodos, acontecendo de forma alternada pela mesma equipe; a simultânea, onde ambos fatores andam juntos e acabam tendo o mesmo peso na empresa, exigindo mais flexibilidade dos profissionais em atender altas demandas; e, por fim, a dividida ou estrutural, onde os times são separados e um trabalha com inovação e outro com operacional.

Pensando nisso, Orlando Ovigli elencou as principais vantagens ligadas à ambidestria organizacional. Confira:

  1. Aumento de produtividade e criatividade

Ao investir em inovação e conhecimento, o colaborador tende a exercer suas funções com mais motivação, e, ao trabalhar em equipe, com processos otimizados, o estímulo da criatividade também se intensifica. “Para o empresário, acaba acontecendo a consequente redução de recursos gastos, por conta da eficiência operacional do produto ou serviço”, conta Ovigli. 

  1. Maior competitividade de mercado

Tanto a inovação quanto a eficiência operacional posicionam a empresa fortemente no mercado competitivo. A inovação é mais focada no longo prazo e a eficiência operacional, no presente. No mundo dos negócios, a competitividade de mercado condiz com o forte posicionamento e credibilidade de uma empresa no meio, e, por isso, é importante ter esses fatores como pontos cruciais de atenção. “Empresas que não investem em inovação perdem grande valor se comparadas aos concorrentes. Por isso, a importância de pensar em estratégias e formatos que tragam esse tipo de valor”, comenta Orlando. 

  1. Escalabilidade

Ao equilibrar eficiência e inovação, já com o intuito de melhorar os resultados e a excelência dos serviços, a escalabilidade traz bom desempenho. Com a ambidestria bem desenvolvida, é possível identificar com mais clareza quais são as reais oportunidades de crescimento, e com isso, delegar de forma mais precisa as organizações de tarefas.

  1. Troca de conhecimento e valorização do trabalho em equipe

Ao traçar qual dos três métodos da ambidestria organizacional será utilizado, há o estímulo do trabalho em equipe. Além disso, o conceito tem também como premissa que o ambiente corporativo seja um lugar de conhecimento e aprendizado contínuo. Nessa abordagem, trazemos o lifelong learning, que traz justamente o encorajamento com desafios e estudos diários para criar evolução profissional dos colaboradores.

“Na FCamara, temos a inovação e tecnologia no nosso core. Somos reconhecidos não só pelos resultados que entregamos aos nossos clientes, mas também pelo histórico de atendimento a diferentes segmentos. Buscando facilitar a ambidestria dentro das empresas parceiras, o grupo acelera resultados em inovação por meio da criação de uma jornada personalizada para a empresa, que conta com o acesso ao Imagine, plataforma de Gestão da Inovação, além da possibilidade de agregar diversos serviços estratégicos complementares”, conclui o executivo.