Warning: Undefined array key "options" in /var/www/html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 192 A era tecnológica na advocacia - WITRI

A era tecnológica na advocacia

A era tecnológica na advocacia

Compartilhe este conteúdo:

É inegável que a tecnologia, por meio da globalização, vem se expandindo cada vez mais, atingindo até mesmo uma das profissões mais antigas, tradicionais e conservadora do mundo, a advocacia. A relutância e resistência persistiu até o início do século XXI, contudo, caiu por terra, na medida que a tecnologia vem sendo aprimorada de forma exponencial para facilitar a vida cotidiana, com a resolução de problemas.

O universo jurídico está cada vez mais enérgico, o conceito retrógado do advogado que é acostumado com papel, caneta e livro físico, foi substituído por um profissional jurídico dedicado e atualizado nas inovações, com auxílio de jurimetria e dos softwares, sua vida foi da água para o vinho, a praticidade é incontestável, como por exemplo os protocolos automáticos de peças digitais. Não é de hoje que, o Judiciário, vem se aperfeiçoando e acompanhando as inovações, os processos e o sistema judiciário são eletrônicos, as intimações são feitas por e-mails, audiência realizada virtualmente e mandado de guias ou certidões automáticas.

A vida do advogado não é fácil, prazos a serem cumpridos, acompanhar os processos, realizar diligência, emitir guias, entre outras atividades, são os “ossos do ofício” da profissão. Diante disto, a modernidade trouxe sistemas jurídicos que realizam toda gestão processual, no qual auxilia em muito a economia de tempo, esforço e custos. Pelo sistema, o patrono consegue realizar desde a gestão dos processos; como alerta de prazo; juntada e armazenamento de documentos importantes; visualizar as intimações; realizar o protocolo direto de peças; pesquisar as jurisprudências, por meio de robôs; gerar relatórios em Excel, em gráficos; entre outras funcionalidades que auxiliam no dia a dia. A advocacia está crescendo com a revolução tecnologia de forma congruente e orgânica.