A partir de 26 de julho, a Ag Tech Garage, hub de inovação no agronegócio, abre as inscrições para as startups interessadas em participar do edital de seleção do “Programa Soja Sustentável do Cerrado” (PSSC), em parceria com o Land Innovation Fund, fundo criado pela Cargill, com gerenciamento da Chemonics International, para apoiar e financiar iniciativas dedicadas à produção responsável de soja na América Latina. As inscrições ficarão abertas de 26 de julho a 16 de agosto. Nesta edição de 2023, o Comitê Técnico do programa contará com a participação de representantes da Embrapa, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e da Cargill.
A proposta é fomentar o empreendedorismo e a inovação, por meio da seleção de soluções que colaborem com a produção livre de desmatamento. O programa prevê a seleção e o financiamento de startups que possam contribuir para reduzir o desmatamento e/ou para conservar as áreas nativas do Cerrado brasileiro. O PSSC visa apoiar o ecossistema do agronegócio com o desenvolvimento de desenhos, testes e implementação de soluções tecnológicas que tragam inteligência, segurança e sustentabilidade à agricultura da soja no bioma Cerrado.
As startups selecionadas terão o acompanhamento de mentores e especialistas, além de conteúdos e eventos para potencializar suas soluções, que receberão até 50 mil dólares para desenvolver projetos que serão aplicados no Cerrado. Eles deverão entregar um plano de monitoramento e implementação revisado e aprovado.
A Embrapa estará participando desse ciclo em diferentes etapas: com palestras, em banca de avaliação e em mentorias coletivas, envolvendo pesquisadores de três unidades: Embrapa Soja, Embrapa Agrosilvipastoril e Embrapa Agricultura Digital.
“Nossa intenção é acompanhar e subsidiar com informações a jornada de experiências das startups, apoiando as soluções inovadoras para o fomento de uma produção mais sustentável na cadeia produtiva da soja na região do Cerrado. Além de participar da jornada das startups, a conexão com o ecossistema de inovação AgTech Garage também abre novas perspectivas para parcerias e fomento à inovação.”
Carina Rufino
O programa prevê a seleção de até seis startups para acessarem os recursos do fundo nas três áreas priorizadas: Soluções regulatórias e financeiras para produção sustentável; Redução do desmatamento e degradação de floresta nativa; Geração de receita a partir da conservação da vegetação nativa.