Economia da atenção: três passos para reter o consumidor e quatro formas de medir a eficiência das ativações

Economia da atenção

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Inúmeras telas repletas de conteúdo fazem parte da vida cotidiana. Com isso, o tempo tem se tornado o artigo mais valioso da sociedade, afinal, as opções de distração se multiplicam rapidamente e as horas vagas parecem cada vez mais escassas. Na era da informação, em que diversas plataformas digitais disputam o olhar das pessoas, certamente a atenção é uma grande mina de ouro.

É neste cenário em que se encaixa o conceito de Economia da Atenção, cunhado pelo economista, psicólogo e cientista político Herbert Alexander Simon. O termo é utilizado para explicar a forma como são gerenciadas as informações, e ganha ainda mais relevância na atualidade, no momento em que a atenção humana se tornou um fator de guerrilha. “Hoje, mais do que nunca, as marcas e as empresas precisam entender quais são as melhores formas de captar e reter seu público para que o impacto seja efetivo. Os fatores podem variar de acordo com cada perfil-alvo, não existe fórmula mágica, mas algumas estratégias podem ser valiosas para a finalidade”, explica Caio Machado, diretor executivo da Curious, agência boutique de publicidade que une dados e criatividade para articular cultura, comportamento e negócios.

Para além de executadas, as práticas também precisam ser mensuradas. Confira abaixo algumas ações essenciais que permitem desenvolver um planejamento para medir a eficiência das ativações:

Para atrair a retenção da atenção do consumidor:

  • Utilizar tecnologias de inteligência artificial (IA) e análise de dados

Com o grande volume de informações disponíveis, é preciso utilizar essas tecnologias para entender melhor o consumidor e personalizar a experiência do usuário. As empresas podem utilizar algoritmos de aprendizado de máquina para identificar padrões de comportamento do consumidor e oferecer conteúdo e produtos que sejam mais relevantes para ele. Além disso, a análise de dados pode ajudar a identificar oportunidades de melhoria da experiência do usuário e da oferta de produtos e serviços.

  • Responder rapidamente às tendências e aos novos formatos de comunicação

A tecnologia está em constante evolução, vivemos em um mundo de tendências culturais efêmeras onde novas trends surgem o tempo todo. As empresas que desejam reter o consumidor precisam estar sempre atentas a essas tendências e adaptar-se rapidamente a elas. Formatos de conteúdo mudaram e a produção deve ser pensada para se adequar a cada uma dessas novas formas. Com a ascensão do TikTok e do Instagram Reels, por exemplo, grande parte da produção de conteúdo teve que mudar, sendo mais ágil e dinâmica, explorando as especificidades dessas plataformas. As marcas devem estar atentas para responder a essas mudanças tão rápido quanto os criadores e usuários.

  • Focar na autenticidade do conteúdo

Com tantas informações e distrações disponíveis, a autenticidade do conteúdo se torna cada vez mais importante para reter o consumidor. As empresas devem focar em produzir conteúdos genuínos. Isso pode ajudar a construir a confiança do consumidor na marca e a criar um vínculo emocional mais forte com ele.

Métricas:

Para as métricas, é importante prestar atenção naquelas que evidenciem e ajudem a avaliar a qualidade do conteúdo. Para entender a atenção que o conteúdo absorveu, é recomendado observar as métricas neste sentido.

  • Taxa de retenção de vídeo

Trata-se de uma uma métrica importante para avaliar o desempenho de vídeos produzidos pela marca. Ela mede a porcentagem de visualizações que foram concluídas em relação ao total de visualizações. Isso ajuda a avaliar a eficácia do conteúdo do vídeo em manter a atenção do público e gerar engajamento.

  • Taxa de visualização de vídeo

Essa taxa mede o número de visualizações que um vídeo recebeu em relação ao número de impressões. É uma métrica importante para avaliar a eficácia das estratégias de vídeo marketing e para identificar oportunidades de melhoria no conteúdo do vídeo.

  • Taxa de engajamento nas redes sociais

Mede o número de curtidas, comentários, compartilhamentos e interações em relação ao número de impressões. É uma métrica importante para avaliar a eficácia das estratégias de presença nas redes sociais e para identificar oportunidades de refinamento do conteúdo publicado e da segmentação do público-alvo.

  • Tempo médio de atenção

Essa métrica mede o tempo que um usuário gasta em uma página ou plataforma. É importante para avaliar a eficácia das estratégias de engajamento e do conteúdo, bem como a facilidade de navegação e usabilidade da plataforma.