De acordo com informações do estudo feito pelo Sebrae, o Brasil registrou a abertura de 3,6 milhões de novos pequenos negócios em 2022. O resultado supera os números do período pré-pandemia. A maioria das empresas está concentrada na categoria do microempreendedor individual (MEI).
Uma possível melhora no ambiente de negócios do país foi o fato de que o número de Empresas de Pequeno Porte abertas no ano passado foi o maior dos últimos quatro anos. Essa categoria de empreendimento pressupõe, em geral, investimentos iniciais maiores e mais tempo de planejamento que o demandado para a criação de microempresas ou MEI.
Ao mesmo tempo que aumenta o número de empreendedores, o país vive um ambiente de negócios volátil: inflação em alta, incerteza no mercado de crédito, turbulência bancária internacional, expectativa pelo arcabouço fiscal.
Diante destas incertezas é fundamental que empreendedores e empresários estejam preparados para gerir seus negócios, suas pessoas de forma a estarem mais prontos para os momentos de crise.
Dentro deste contexto, a sugestão de fonte para repercutir os impactos do cenário externo nas empresas brasileiras quero sugerir minha especialista para falar sobre o assunto e dar orientações aos empreendedores e gestores sobre o tema.
Na entrevista ele pode trazer dicas práticas que todo gestor e empreendedor deve aplicar no seu negócio, quais são os riscos, as oportunidades, as perspectivas e o que ele precisa ficar atento para posicionar o negócio de forma sustentável.
Algumas perguntas:
- Como fazer a sua empresa lucrar?
- Como fazer para ter lucro primeiro e gerir a empresa de maneira sustentável?
- Qual é a regra para seu negócio não quebrar?
- Como ser um empreendedor com sucesso perene?
- Como desenvolver uma mentalidade empresarial?
Perfil Paulo Vieira, presidente da Febracis
Para orientar gestores e empreendedores, a sugestão de fonte é Paulo Vieira, presidente da Febracis maior Instituição de Educação Empresarial da América Latina. Ele é empresário líder em seu segmento fazendo a Febracis dobrar de tamanho por sete anos consecutivos.
Especialista em comportamento humano, gestão e negócios, Paulo Vieira é PhD em Business Administration e Mestre em Coaching pela Florida Christian University (FCU), tem pós graduação em gestão de pessoas e ainda MBA em marketing pelo Instituto Português de Administração de Marketing. Como autor, tem mais de 13 livros publicados e é considerado nos últimos quatro anos o autor Best Seller que mais vende livros no Brasil, tendo 11 milhões de exemplares vendidos – destaque para “O Poder da Ação” e “Autorresponsabilidade”.