O comércio carioca estima um aumento de 2,5% nas vendas para a Páscoa. A data passou a ter um novo sabor para o varejo, não se restringindo apenas aos ovos de chocolate e caixas de bombons. Os comerciantes da Baixada Santista também preveem um aumento de 10% a 15% nas compras de Páscoa neste ano em comparação ao ano passado.
A especialista em técnicas avançadas de vendas, que tem mais de 15 anos de experiência e presidente da maior escola de treinamento de vendas do Brasil – a Sales Prime – repercute que o maior aumento de vendas online exige noções mínimas para evitar prejuízos e situações adversas desta modalidade de vendas.
“Não é novidade que no pós pandemia as pessoas passaram a buscar vender mais online. Contudo, também aumentou o número de pessoas que fracassam nesta empreitada e acabam tendo prejuízos por não saberem, de fato, como vender online e aplicar as técnicas de vendas corretas. Não basta cadastrar produtos e colocar preços, é preciso treinamentos na carreira de vendas para, de fato, conseguir o sucesso”, explica a especialista que foi reconhecida como melhor vendedora do mundo por sete vezes.
O comércio digital no Brasil tem crescido rapidamente nos últimos anos, impulsionado em grande parte pelo aumento da conectividade e do acesso à internet no país. Com isso, o papel dos vendedores no comércio digital se tornou cada vez mais importante para o sucesso dessas operações. Danielle Martins explica que os vendedores no comércio digital no Brasil podem atuar em diferentes modelos de negócio, incluindo marketplaces, lojas virtuais independentes e vendas por redes sociais.
“Os marketplaces, como Mercado Livre, B2W e Amazon, são plataformas que conectam compradores e vendedores, oferecendo uma ampla variedade de produtos e serviços. As lojas virtuais independentes, por outro lado, são operadas por vendedores individuais e podem oferecer produtos específicos ou uma seleção mais limitada. Já as vendas por redes sociais são comuns entre vendedores que utilizam o Instagram e o Facebook para oferecer seus produtos e serviços”, explica a especialista.
Para Danielle Martins, que foi eleita uma das melhores vendedoras do mundo por sete vezes, os desafios para vender online são inúmeros e quem pretende lucrar na páscoa deve estar atento desde já para conseguir êxito.
“Uma das vantagens para os vendedores no comércio digital no Brasil é a possibilidade de alcançar um público muito maior do que seria possível em uma loja física. No entanto, a competição é acirrada, e é preciso investir em estratégias de marketing, técnicas avançadas de vendas, entre outras, para se destacar. Além disso, é importante oferecer um excelente atendimento ao cliente e cumprir prazos de entrega para garantir a satisfação dos compradores.”
Danielle Martins
A especialista explica que outro desafio para os vendedores no comércio digital no Brasil é a logística, especialmente em um país de dimensões continentais como o Brasil. Muitos vendedores optam por utilizar serviços de entrega terceirizados para garantir a entrega rápida e confiável dos produtos aos clientes.
“O comércio digital no Brasil tem um enorme potencial de crescimento, e os vendedores têm um papel fundamental nesse processo. Com a oferta de produtos e serviços de qualidade, um bom atendimento ao cliente e uma logística eficiente, é possível construir um negócio de sucesso no comércio digital brasileiro”, explica a especialista.