Pesquisar
Close this search box.

Startup brasileira é finalista do SXSW Pitch 2023

SXSW Pitch 2023

Compartilhe este conteúdo:

Destino obrigatório para quem quer conhecer as tendências futuras nas mais diversas áreas do conhecimento e entretenimento, o SXSW – South by Southwest realiza sua próxima edição de 10 a 19 de março, na cidade de Austin, no Texas. Em 2023 serão mais de 42 mil participantes representando mais de 110 países em quase cinco mil conferências, shows e eventos.

É nesse ambiente que a Smart Citizen demonstrará suas soluções ambientais no próximo dia 12 de março. A empresa brasileira é finalista do SXSW Pitch 2023 na categoria Cidades Inteligentes, Transporte e Sustentabilidade ao lado de concorrentes dos Estados Unidos, Canadá e Emirados Árabes Unidos.

Das 731 iniciativas inscritas para o SXSW Pitch 2023, 40 empresas de tecnologia foram selecionadas, apenas duas do Brasil, para concorrer em oito categorias diferentes: Inteligência Artificial, Voz e Robótica; Dados Corporativos e Inteligentes; Entretenimento, Mídia & Conteúdo; Alimentos, Nutrição e Saúde; Futuro do Trabalho; Tecnologias Inovadoras do Mundo; Metaverso & Web3; e Cidades Inteligentes, Transporte e Sustentabilidade.

“Estamos entusiasmados em ajudar a moldar esses empreendimentos em estágio inicial e conectá-los com os recursos de que precisam para prosperar. A competição deste ano será uma representação do trabalho incrível e inovador que está sendo feito em todo o mundo”, disse o produtor da competição SXSW Pitch, Chris Valentine.

Rede Social e Zeladoria Ambiental

Em sua apresentação, o CEO e Idealizador da Plataforma AMA – Agentes do Meio Ambiente, Marcelo Crivano mostrará a solução que conta com mais de 10 mil usuários e usa a tecnologia de redes sociais e a gamificação para criar influenciadores locais em microrregiões urbanas, conectando e remunerando vizinhos para que colaborem e participem de programas de educação ambiental, limpeza e zeladoria urbana, logística reversa, fazendas urbanas, compostagem, entre outras ações ambientais.

Florianópolis foi a primeira capital a adotar o AMA como parte de uma ação de política pública. A administração municipal contrata o serviço do aplicativo e remunera agentes comunitários pelos serviços de zeladoria ambiental. Atualmente são 580 zeladores atuando na cidade.

A iniciativa inédita venceu o desafio Climate Smart Cities Challenge 2022 promovido pela ONU-Habitat e está revolucionando o serviço de limpeza urbana no Brasil, além de promover o desenvolvimento sustentável das comunidades com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Para Crivano, ser finalista do SXSW Pitch 2023 é a comprovação que ao longo do processo de desenvolvimento do AMA existem mais acertos do que erros.

“Seguimos em constante desenvolvimento e aprimoramento do nosso app. O que torna nossa tecnologia relevante é o real engajamento das pessoas no cuidado com o meio ambiente. Entendemos a solução apresentada como parte de todo o esforço a ser feito. Nosso objetivo é gerar inúmeros benefícios sociais às comunidades envolvidas. Para isso, é importante entender a complexidade de cada cidade e trabalhar em conjunto com a população.”