Sucesso nos aplicativos de música e networking, a retrospectiva com os momentos mais memoráveis do ano para os usuários das plataformas digitais chegou ao meio corporativo. Inspirada pela ideia de apresentar os resultados e os feitos dos clientes ao longo de 2022, a empresa de tecnologia Área Central, líder em soluções e inteligência coletiva para grupos de negócios, criou uma estratégia de marketing inovadora com sua base de clientes para celebrar as conquistas do ano: uma retrospectiva nos moldes do “Spotify Wrapped” (ação viral no segmento musical) para demonstrar a conexão da empresa com os clientes.
Em seu segundo ano, o projeto foi pensado para celebrar as conquistas da Área Central em conjunto com os clientes da empresa, formado por cerca de 210 redes de negócios que, juntas, englobam 15 mil empresas e 30 mil usuários em todo o Brasil. Assim, a iniciativa consegue apontar de forma dinâmica, divertida e de fácil interpretação os resultados de cada companhia dentro da plataforma de gestão AC Hub em suas centrais de negócios e franquias.
De acordo com Jonatan da Costa, CEO da Área Central, a ferramenta segue os moldes das retrospectivas interativas lançadas no mercado de tecnologia e possibilita o compartilhamento do conteúdo a todo o grupo de negócios participante e também para o público externo nas redes sociais.
“Nosso objetivo é gerar valor pelo trabalho realizado pela rede, pelo trabalho realizado pela nossa equipe e pelos resultados da gestão do AC Hub, sendo uma forma de valorizar todo um ano de esforço, de reconhecer a dedicação em conjunto, de como todos os resultados apresentados foram conquistados por várias mãos, símbolo da cooperação. E também como um presente aos clientes por fazer parte da nossa história e que também são responsáveis pelas nossas próprias conquistas”, aponta Jonatan.
Projeto evidenciou números de destaque
Em números, a Retrospectiva de 2022 da Área Central contabilizou 2.560 bate-papos entre a empresa e os clientes; mapeou 77 diferentes categorias mais compradas pelo setor; 2.186 novas lojas associadas à base de clientes da empresa; mais de 2,8 mil horas de treinamentos; quase 7 mil horas de acesso dos usuários ao sistema AC Hub (em torno de 268 dias inteiros); e aumento de 1.997% no volume de compras realizadas dentro da plataforma entre outubro de 2021 e outubro de 2022.
Para chegar nesses resultados, a retrospectiva de Área Central criou diferentes layouts com números e informações de destaque das empresas entre outubro deste ano e o mesmo mês do ano passado, incluindo os minutos de aprendizados, com a soma do tempo utilizado em treinamentos pelos colaboradores das empresas; a quantidade de bate-papos entre a equipe do cliente e o time de acelerados da Área Central; visitas técnicas; e o tempo de contrato.
Conforme a Área Central, os stories da retrospectiva também trazem lembranças aos clientes, como cards exclusivos das empresas vencedoras no “Prêmio Redes e Centrais de Negócios 2022” e posição no Ranking dos Associados, definido por participação nas compras conjuntas ou o total de compras realizadas dentro da plataforma — em dez anos, foram mais de R$ 300 bilhões transacionados dentro do AC Hub.
Há ainda um “Top 3” com as empresas que mais se destacaram em seis quesitos diferentes em 2022: aumento no volume de compra de 2021 para 2022; verba faturada; quantidade de fornecedores parceiros; categoria mais comprada; quantidade de novas lojas associadas em 2022; e total de horas de acesso na plataforma.
Ação contou com disparo de mais de 14 mil emails
A Área Central envolveu um grande time de profissionais na construção da retrospectiva da plataforma, das áreas de Endomarketing, Marketing, CS, Tecnologia e Desenvolvedores. O processo inicia com o levantamento dos tópicos que serão apresentados para os clientes e ocorre a validação e a captação dos dados com o público-alvo para que a equipe de CS consiga montar a retrospectiva e divulgá-la. Na sequência é feita a separação e a personalização das informações para cada cliente, juntamente com a identidade da Retrospectiva Central do ano.
“A divulgação desta edição teve um processo a mais, visto que atualmente temos nossa plataforma no formato app, e isso facilita a experiência do usuário ao conferir seus resultados no modelo stories. Mas continuamos inserindo e permitindo a visualização no formato desktop, para que o alcance seja maior e atinja a maioria dos gestores. Para a divulgação, além dos banners internos dentro da base de cada um, também fizemos uma campanha de email marketing na nossa base de emails de clientes, com mais de 14 mil emails (entre gestores e associados)”.
Retrospectiva personalizada e reforço de engajamento
Segundo a empresa, além do relacionamento firmado com os clientes, o engajamento proporcionado pela ação acontece pela notoriedade e dedicação dos profissionais envolvidos com os resultados alcançados.
“O formato inovador, que mesmo tendo por referências os streaming de músicas, é completamente criado e desenvolvido para o nosso modelo de negócio, aos nossos formatos e dados captados. Nossos clientes nos têm como referência em tecnologia, pioneirismo, e ao proporcionar isso à eles, envolve ainda mais contato orgânico ao nosso time, gera conversas sobre os resultados apresentados, tem o chamariz do compartilhamento com os associados e público externo, comprovando as ações pensadas para quem faz parte do associativismo”, destaca Jonatan da Costa.
“Isso nos expõe de forma positiva ao mercado, mostrando que estamos sempre à frente dos negócios, propiciando movimentos que valorizam esse segmento e oportuniza soluções com resultados de alto impacto”, conclui.