Existe uma máxima que destaca que “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças“, de Leon C. Megginson. O pensamento se encaixa invariavelmente em tudo que conhecemos e acreditamos, quando o assunto é investimento em tecnologia não poderia ser mais apropriado.
Em relatório divulgado pela Deloitte em uma pesquisa intitulada “Agenda 2022”, com cerca de 500 empresas cujas receitas somadas equivalem a 35% do PIB do Brasil, constatou-se que 96% delas têm a pretensão de investir seus faturamentos em transformação tecnológica no ano de 2022.
Nessa perspectiva, a empresa AX4B, consultoria com especialização em gestão de negócios e tecnologia , realizou uma pesquisa com 5.342 empresas de todo o Brasil, tendo como objetivo analisar o comportamento referente a investimentos em tecnologia nas empresas de pequeno a médio porte.
“Com o aumento crescente de empresas em atividade, hoje no Brasil, é importante conhecer e entender quais as fragilidades em termos de investimentos em tecnologia, desde soluções de automação até backup e segurança para poder detectar as oportunidades para atuarmos em colaboração com as mesmas.” afirma Romulo Oliveira, Gerente de Marketing da AX4B.
Romulo Oliveira, Gerente de Marketing da AX4B
84% dos profissionais consideram que perdem tempo com atividades repetitivas e manuais no trabalho
O dado revela um número impressionante de profissionais que ainda atuam em atividades repetitivas em sua jornada de trabalho, é claro que automatizar tarefas repetitivas requer certo planejamento, é importante ter o foco nas tarefas certas e que haja uma preocupação em conscientizar as equipes e toda a estrutura das organizações sobre a importância dessas mudanças. Também é fundamental que você escolha a ferramenta apropriada para permitir esse processo de automação.
“Podemos citar inúmeras opções de soluções para automação, soluções da Automation Anywhere, por exemplo, operam de acordo com cada negócio e podem ser aplicadas em empresas de portes e segmentos diferentes, colocando bots para automatizar diferentes rotinas e processos que não exigem avaliações mais criativas ou reflexão.”, pontua.
Soluções de todos os tipos para todos os segmentos!
Quando se fala em tipos de tecnologia que faltam nas empresas, a pesquisa mostra que 33% dos pesquisados informaram que o RPA é a solução que está faltando na sua empresa.
Para entender melhor como isto funciona, o RPA ou Robotic Process Automation é definido com uma ferramenta de automatização de processos.
Romulo explica que através dessa tecnologia, os robôs executam as atividades, da mesma forma que um humano, assim todos os processos que não demandam reflexão ou criatividade realizados através de um computador podem ser automatizados
“Os robôs são programados para realizar ações como se fossem um usuário. Entre as principais atividades realizadas através do RPA estão: cobrança de clientes, processamento de pedido, atualização de perfis de clientes, envio de notificações, geração de relatórios de conformidade, checagem de banco de dados e coleta de informações”, complementa.
Além da funcionalidade o RPA se destaca pela sua execução. A utilização do RPA possibilita a economia de tempo e recursos da empresa, pois libera os colaboradores para executar atividades estratégicas e críticas enquanto os bots cuidam de tarefas manuais e que demandam mais tempo.
Para Romulo a vantagem vai além da economia de tempo.
“Mais uma vantagem do RPA é que eles auxiliam na redução do erro humano na execução de tarefas, inserir um dado incorreto no sistema pode prejudicar toda operação e a utilização do RPA garante que os erros sejam mitigados do processo”, conclui.
As áreas que precisam de mais automação são:
- Financeiro/ administrativo: 43%
- Atendimento/ vendas: 14%
- Marketing: 14%
- Recursos humanos: 29%
Exemplos de aplicação de RPA:
Financeiro / Administrativo: As áreas financeiras e administrativas exigem uma série de controles e validações com sistemas. Por exemplo, lançar NFs em um sistema de ERP de forma automatizada pode aumentar a produtividade e diminuir consideravelmente os erros.
Atendimento / vendas: É possível automatizar o envio de mensagens para clientes e/ou parceiros de acordo com cada estágio da venda dentro de um CRM ou até mesmo extrair um grande volume de informações de um banco de dados para apoiar a equipe comercial na validação dos perfis de clientes.
Marketing: Para o setor de Marketing é possível automatizar todas as comunicações com clientes via ferramentas externas e também automatizar a criação de relatórios de ROI totalmente conectados com dados de ferramentas de CRM.
Recursos Humanos: As ações de onboarding e cadastros de colaboradores podem ser totalmente otimizadas com RPA, além da possibilidade de apoiar as validações de documentação e impostos realizados na gestão de colaboradores.