3 aplicações de inteligência artificial para seu e-commerce vender mais na Black Friday

Inteligência Artificial no E-commerce

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Aplicar inteligência artificial no e-commerce ajuda a alavancar vendas, especialmente em períodos de grande movimento, como a Black Friday. É o que defende Rodrigo Schiavini, Diretor de Negócios da SmartHint, maior e mais utilizado sistema de busca inteligente e recomendação para e-commerce da América Latina, pertencente ao grupo Magalu.

“São períodos que merecem uma atenção especial, não apenas em relação aos estoques abastecidos, mas para garantir uma infraestrutura adequada, que permita atrair consumidores e oferecer uma experiência de compra diferenciada, que faça o negócio se destacar da concorrência. Algoritmos inteligentes podem otimizar as estratégias de relacionamento com o cliente e a experiência de compra, aumentando a conversão e a fidelização”, ressalta o especialista.

Rodrigo Schiavini, Diretor de Negócios da SmartHint

Neste ano, a Black Friday ainda acontece junto com uma Copa do Mundo, o que tem aumentado as expectativas para as vendas. Segundo o levantamento Termômetro de Consumo, realizado pela Gente da Globosat, 50% dos brasileiros pretendem comprar na data.

Pensando nisso, Schiavini traz alguns exemplos de aplicação de inteligência artificial no varejo online que podem fazer a diferença nos resultados desta Black Friday:

Vitrines de recomendação autônomas

Esse é o mesmo recurso usado nos streamings como Netflix e Spotify, mas no e-commerce ele recebe o nome de vitrines inteligentes. Ao acessar uma loja virtual, o consumidor será atraído por uma “vitrine” que destaca ofertas e produtos alinhados aos seus interesses e aos interesses do lojista, incluindo lançamentos e promoções como “compre junto”. Essa personalização é automatizada pela inteligência artificial e ajuda na conversão de mais vendas.

Busca inteligente

Um sistema de busca eficiente também contribui para o sucesso das vendas. Os que usam inteligência artificial são chamados de busca inteligente e facilitam a navegação do consumidor, tornando a experiência de compra mais simples e agradável. No caso da SmartHint, por exemplo, além da busca, o sistema faz recomendação proativa de produtos e traz recursos como:

Busca por voz – a pesquisa fica ainda mais simples. Basta que o cliente clique no microfone e fale o que está procurando.

Busca por imagem – o consumidor mostra ou tira uma foto do produto desejado e a inteligência artificial faz o reconhecimento de imagem, mostrando resultados iguais ou semelhantes.

Recuperação de carrinho

Assim como nos exemplos anteriores, aqui a automação e a personalização se destacam. Ao identificar um carrinho abandonado, a inteligência artificial usa dados do cliente, informações do seu perfil de consumo e os passos dados durante a navegação na loja, para gerar automaticamente um e-mail marketing instigando-o a retomar a compra. É possível também usar pop ups no próprio site da loja, que aparecem antes da janela ser fechada, entre outras estratégias.