Pesquisar
Close this search box.

Geração Prateada: Empreendedorismo além dos 50 anos

Compartilhe este conteúdo:

Mostrando experiência e habilidade para se reinventar, esse grupo revela uma maior predisposição para alcançar o sucesso

A ascensão da “geração prateada” tem se destacado como um fenômeno significativo. Com o aumento da expectativa de vida e melhores condições de saúde, indivíduos com mais de 50 anos estão se tornando protagonistas no mundo dos negócios. Esses empresários possuem uma vasta experiência de vida com a melhor capacidade de se reinventar.

De acordo com a pesquisa “Empreendedores 50+, o futuro do Brasil”, realizada pela consultoria Empreendabilidade em 2022, essa faixa etária demonstra uma maior propensão ao sucesso na abertura de empreendimentos. Nesta perspectiva, as franquias surgem como uma opção atraente para os empreendedores da geração prateada, oferecendo modelos de negócio consolidados e suporte estruturado. Vamos explorar algumas das franquias mais promissoras para aqueles que desejam empreender após os 50 anos.

FUNIL DE VENDAS™

Fundada em São Bernardo do Campo, em 2012, a Funil de Vendas™ é uma empresa inovadora que transformou o cenário das vendas no país. Popularizando o conceito e método “funil de vendas”, introduziu uma abordagem única para gerenciar os clientes por meio de sua tecnologia combinada com a gamificação e automação, tornando-se um dos principais softwares do mercado brasileiro, com mais de 5.000 CNPJ’s registrados. Em novembro de 2023, a marca deu mais um passo em direção à expansão ao entrar no franchising, habilitando treinadores com sua metodologia e formato pedagógico para ministrar as imersões e treinamentos de estruturação comercial usando a inovação. Com uma visão única e determinação inabalável, a Funil de Vendas™ continua a moldar o futuro do setor de vendas no Brasil. Investimento inicial é de R$50 mil, faturamento de R$ 32 mil e prazo de retorno de 3 meses.

SUPERGEEKS

Fundada em 2014, a SuperGeeks é a primeira e melhor escola de programação e robótica do Brasil. Seu objetivo é ensinar ciência da computação de maneira divertida e criativa, estimulando a formação de programadores e de uma geração de criadores de tecnologia e não apenas consumidores. A SuperGeeks leciona para todas as idades e acredita que a programação é essencial para o processo de aprendizagem. Investimento a partir de R$ 90 mil, faturamento médio R$ 30 mil e prazo de retorno de 24 a 36 meses.

SONHAGRO

Especializada em soluções completas de crédito rural, a rede visa facilitar os processos burocráticos para os produtores, atuando no gerenciamento de suas negociações e na execução dos projetos técnicos que os bancos exigem.  Fazendo a sua história há mais de 10 anos, com 75 unidades, que facilitam o financiamento do crédito rural para os produtores em 23 estados do país. Investimento a partir de R$ 37 mil, faturamento médio R$ 17 mil e prazo de retorno de 6 a 18 meses.

INSTITUTO GOURMET

O Instituto Gourmet é a maior rede nacional de franquias especializadas em cursos profissionalizantes na área de gastronomia. Formando profissionais que desejam ingressar no mercado gastronômico, a marca oferece opções de cursos com flexibilidade nos horários e foco na interação do aluno. Criada em 2014, a rede ingressou no franchising em 2017 e já conta com mais de 140 unidades em todo o país. Investimento inicial a partir de R$93 mil, lucro médio mensal de 30% e prazo de retorno de 19 meses.

IOPOINT

A Iopoint desenvolveu um aplicativo que propõe um controle de jornada eficiente e rápido por meio de reconhecimento facial, eliminando a possibilidade de fraudes e erros, fornecendo ao gestor exatidão, praticidade e agilidade no registro de horários. Criada em 2019, a Iopoint hoje é uma rede de franquias que tem modelo de negócio 100% digital – e home based – com 16 unidades em todo o país e 50 mil usuários cadastrados. Com um Investimento total de R$40 mil, faturamento médio mensal de R$50 mil e retorno de investimento em torno de 18 meses.

LOVE GIFTS

A Love Gifts é uma empresa líder no mercado de presentes criativos, oferecendo uma ampla gama de produtos exclusivos para todas as ocasiões. Fundada em 2014, a franquia se destaca pela atenção aos detalhes e pela qualidade excepcional de seus produtos. Com a missão de espalhar amor, a Love Gifts tem se dedicado a oferecer uma experiência única e memorável aos seus clientes. Para garantir o modelo home based da franquia o investimento inicial é de R$ 19.9 mil, faturamento de R$15 mil e prazo de retorno de 12 a 18 meses.

MARY HELP

Fundada em 2011 e tendo como um dos atrativos o seu baixo investimento, a Mary Help faz cerca de 700 mil diárias por ano com profissionais preparados para atender os clientes de forma prática, rápida e segura, seja através de aplicativo próprio, site, WhatsApp ou telefone. Com gestão simplificada, apoio total na implantação da unidade e suporte operacional ao franqueado, a rede se torna opção assertiva para aqueles que almejam empreender. O investimento inicial é de R$35mil (para cidades com até 50 mil habitantes), faturamento de R$ 30mil e prazo de retorno de 12 a 14 meses.

PRIORIDADE 10

A Prioridade 10, fundada em 2014, é uma rede de franquias de lojas especializada em oferecer produtos de qualidade por preços acessíveis que, em 2023, obteve um faturamento de R$ 200 milhões. Com uma variedade de produtos que vão desde itens como: vestuário, brinquedos, presentes e produtos sazonais, a marca é uma excelente opção para investir o capital e tornar-se um empreendedor de sucesso. Com 70 unidades a franquia possui um investimento inicial de a partir de R$795 mil, retorno médio mensal a partir de R$ 197mil e um prazo de retorno de 18 a 24 meses.

MARKETING BAG

A Marketing Bag é uma franquia líder em publicidade em saquinhos de pão. Sua estratégia inovadora consiste em incluir materiais promocionais nas embalagens de pão, oferecendo às empresas uma maneira eficaz e acessível de atingir seu público-alvo. Seu modelo de negócio home based, proporciona aos franqueados flexibilidade de horários com a vantagem de operar em qualquer lugar, utilizando apenas um celular ou notebook com acesso à internet. Com um investimento inicial total de R$6.990, incluindo a taxa de franquia, um faturamento médio mensal de R$14mil e um prazo de retorno de 1 a 4 meses, esta é uma oportunidade atraente para empreendedores.

ACUIDAR

Fundada em 2016 pelo médico Vitor Hugo de Oliveira e pela fisioterapeuta Jéssica Soares Ramalho, a rede oferece serviços no domicílio do cliente ou durante acompanhamento hospitalar, com opções de diárias avulsas e planos mensais. A marca entrou para o setor de franchising em 2020, contando hoje com mais de 160 unidades inauguradas. O investimento inicial total é a partir de R$38 mil (já com a taxa de franquia), o faturamento médio mensal é de R$60 mil e o prazo de retorno é de 6 a 15 meses.

ESPAÇO MAKE

Com o seu slogan “Porque chique é pagar pouco”, a rede, fundada com a chegada da pandemia da Covid 19, ganha notoriedade no mercado, sendo a franquia de makes que mais cresce no país em seu segmento. Oferecendo maquiagens multimarcas que custam a partir de R$10 reais, a rede possui 30 unidades em operação espalhadas em todo o território nacional. Investimento inicial total para o modelo home based R$ 6.999,00, faturamento médio mensal por unidade de R$10 mil e prazo de retorno de investimento 12 a 24 meses.

ALERGOSHOP

Referência em desenvolvimento e comercialização de produtos hipoalergênicos, a rede atua há 30 anos no mercado e é líder no país para atender as necessidades das pessoas sensíveis e com tendência a alergias. Conta com mais de 180 produtos em seu catálogo, livres de 95 substâncias agressivas para o nosso corpo. A marca é preferência comprovada pela opinião de médicos especialistas, com mais de 90% de aprovação, avaliada em 9,4.

ZÉ COXINHA

A rede Zé Coxinha fundada em 2011 é a pioneira na venda de salgados na caixinha. Destacando-se pelo compromisso com produtos de qualidade, sabor e preços acessíveis, seu cardápio inclui uma variedade de salgados e doces que trazem praticidade seja na correria do dia a dia ou até mesmo para festas e eventos.  Com modelo de negócio atrativo, a marca possui 40 unidades em operação na região sudeste com planos de expansão para todo o Brasil. Investimento inicial de R$150 mil (incluindo taxa de franquia), rentabilidade de 15% a 20% e retorno estimado entre 18 a 24 meses.

ALUGAAÍ

A AlugaAí é uma startup brasileira que se destaca como pioneira no mercado de locação de veículos executivos e esportivos de luxo. Fundada em 2013, a empresa passou por uma reestruturação em 2020, consolidando sua posição no mercado e estabelecendo-se como referência em experiência ao cliente. Com uma frota exclusiva e metas de crescimento ambiciosas, a rede oferece oportunidades únicas para investidores no cenário automotivo de luxo no Brasil. Investimento inicial a partir de R$ 100 mil, faturamento xxx e prazo de retorno em torno de 18 meses.

UNHAS CARIOCAS

Considerada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) como a maior franquia de esmalteria do mundo, a Unhas Cariocas preza pela proteção e biossegurança dos clientes, com colaboradoras treinadas para um atendimento padronizado, com rapidez e qualidade. Com a técnica exclusiva para remoção da cutícula, que dispensa o alicate sem comprometer o resultado, as unhas são feitas, em média, em 30 minutos. A rede possui 95 unidades em todo o país e recebeu, por dois anos consecutivos, o selo de excelência da ABF. É possível investir a partir de R$115 mil, com faturamento médio estimado em torno de R$80 mil e o prazo de retorno entre 12 a 24 meses.

ESCOVA EXPRESS

A Escova Express é a rede de franquias referência no mercado de beleza, que usa os melhores métodos em escovas, penteados, maquiagens e design de sobrancelhas. Com atendimentos que dispensam agendamento prévio otimizando o tempo das mulheres que têm uma rotina corrida, mas que querem estar sempre arrumadas. Atualmente com sete unidades no Sudeste e Centro-Oeste, a marca atende cerca de 3 mil clientes por mês. Com investimento a partir de R$200 mil, o faturamento médio mensal estimado é de R$60mil a R$80 mil e o retorno de investimento em 18 meses

ITÁLIA NO BOX

Guiado por suas raízes italianas e o amor pela culinária transmitido por gerações, em 2016, Gabriel Alberti inaugurou o primeiro restaurante Itália no Box, o conceito era claro: oferecer massas italianas de qualidade a preços acessíveis e repletas de afeto. O cardápio conta com mais de 30 opções, incluindo massas clássicas, pratos executivos, saladas e sobremesas. A marca entrou no mundo da franchising em 2018 e hoje está presente em 70 cidades e 18 estados no Brasil. Somente em 2023, 30 novas lojas foram inauguradas, utilizando 40 toneladas de massa e alcançando um faturamento impressionante de R$70 milhões. Com um investimento de R$ 120 mil, lucro médio mensal de 15% e prazo de retorno estimado é de 18 meses.

TEM JEITO

Franquia pioneira de costura e customização de roupas, a Tem Jeito foi fundada 2016 em Campina Grande (PB) pelo empresário Evandro de Macedo Filho que identificou um gap desse serviço vislumbrando uma oportunidade de investimento única. Trazendo rapidez e agilidade nos ajustes das peças, a marca preza pela qualidade e atendimento excepcionais. Com investimento inicial a partir de R$99mil, lucro médio mensal de 20 a 25% líquido e prazo de retorno de 18 a 24 meses.

ATW

A ATW Delivery Brands é uma das maiores holdings de franquias com modelos Dark Kitchen do Brasil. O grupo é pioneiro e especialista em desenvolver marcas e processos otimizados 100% focados no delivery. Dentre muitas marcas, a empresa mantém em seu portfólio a N1 Chicken, O Que Comer, Fernando? e sua mais recente aquisição, a rede Brasileirinho Delivery. O investimento inicial para se tornar franqueado de apenas uma marca começa em R$ 219 mil, com um prazo de retorno estimado entre 12 e 18 meses.

PIZZA NOW

Fundada em 2017, a Pizza Now inova com seu suporte diferenciado ao franqueado, entrega rápida e produtos de alta qualidade. Possuindo em seu cardápio pizzas, massas, snacks e sobremesas, a rede apresenta um modelo de negócio eficiente e de fácil operação, tornando-se uma opção atraente para empreendedores. Investimento inicial a partir de R$ 350 mil, faturamento estimado entre R$ 180 mil e R$ 200 mil e prazo de retorno de 20 meses.