IOUPIE quer facilitar a rotina dos RHs na gestão dos benefícios sendo uma nova opção dentre os diferentes players, como postos de combustíveis, escolas, academias, cinemas e teatros.
A IOUPIE é a primeira plataforma capaz de viabilizar os serviços de lavanderia como benefício flexível para as empresas. A startup, que surgiu em 2019, tem como objetivo facilitar a rotina dos RHs na gestão dos benefícios, sendo mais uma opção além dos diferentes players, como postos de combustíveis, escolas, academias, cinemas e teatros.
De acordo com um levantamento da Great Place to Work (GPTW), os benefícios flexíveis trazem mais satisfação e engajamento para os colaboradores, além de serem uma tendência cada vez mais presente nas empresas. E segundo a pesquisa da Ticket,71% das organizações já adotam algum tipo de benefício flexível, e 89% dos colaboradores consideram essa prática importante na escolha de uma empresa para trabalhar.
Os benefícios flexíveis são uma forma de personalizar a remuneração dos colaboradores, permitindo que eles escolham quais benefícios são mais relevantes para suas necessidades. Dessa forma, as empresas conseguem atender às demandas individuais de seus funcionários, aumentando a satisfação e o bem-estar no trabalho.
No Brasil, o mercado de benefícios é bastante expressivo. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT), o setor movimentou cerca de R$ 30 bilhões em 2020, com um crescimento de 9,05% em relação ao ano anterior. Os vales alimentação e refeição são os carros-chefe desse mercado, representando 80% do faturamento.
Nesse contexto, a IOUPIE surge como uma alternativa inovadora para o mercado de benefícios. A startup oferece uma plataforma tecnológica que permite que as empresas ofereçam aos seus colaboradores mais de 30 mil itens de serviços de lavanderia, devidamente catalogados, com preços, prazos e atrelados a mais de 80 lojas parceiras da plataforma. Dessa forma, os funcionários têm a liberdade de utilizar o benefício de acordo com suas necessidades e preferências, tornando o cuidado com as roupas uma atividade mais prática e conveniente.
Além disso, a inclusão dos serviços de lavanderia como benefício flexível vai ao encontro de diversos pontos levantados pelos próprios colaboradores, como satisfação, bem-estar e performance. Estudos mostram que a organização e a higiene pessoal têm um impacto significativo na produtividade e no engajamento dos funcionários. Ao oferecer a possibilidade de cuidar das roupas de forma mais eficiente, as empresas demonstram preocupação com o bem-estar e a qualidade de vida de seus colaboradores.
Outro aspecto relevante é a questão da igualdade de gênero. O cuidado com as roupas é uma atividade culturalmente feminina, e as mulheres passam, em média, 4 anos de vida nessa tarefa, de acordo com uma pesquisa da marca de produtos de limpeza OMO. Ao incorporar a lavanderia dentro da gama de benefícios flexíveis, as empresas têm a oportunidade de promover a equidade de gênero, permitindo que homens e mulheres compartilhem igualmente as responsabilidades domésticas.
“A IOUPIE nasceu com a missão de transformar a forma como as pessoas cuidam de suas roupas, tornando esse processo mais prático, sustentável e acessível. Acreditamos que os serviços de lavanderia têm um impacto significativo na qualidade de vida e no bem-estar dos colaboradores, e queremos proporcionar uma experiência única e personalizada para cada um deles.”
Henrieth Oliveira, CEO e fundadora da IOUPIE.