A Benvo, que tem como missão proporcionar uma vida longa e saudável de forma proativa, criou a primeira plataforma que concentra diversas soluções para a saúde dos idosos. Com a proposta de ser uma única plataforma que facilita o agendamento de exames via convênio, armazena o histórico de saúde para compartilhamento em tempo real, auxilia na adesão medicamentosa com redução de custos e oferece recomendações de saúde personalizadas, a startup chega ao mercado para transformar a forma como os idosos cuidam de sua saúde.
A startup surgiu em dezembro de 2020, em plena pandemia, com o objetivo de garantir o acesso à medicamentos para hipertensão, diabetes e asma sem custo, e com entrega diretamente na casa dos clientes. Ao atender residenciais sênior, o fundador da Benvo percebeu a carência de soluções que atendessem às necessidades desse público, que muitas vezes é invisibilizado e enfrenta desafios para acessar serviços de saúde que atendam sua necessidade.
Um dos principais problemas identificados foi a falta de visibilidade do setor, com poucas soluções disponíveis para facilitar o dia a dia dos residenciais sênior e dos idosos. “As soluções de prescrição eletrônica funcionam muito bem no formato 1:1, ou seja, um médico para um paciente. No entanto, quando temos um médico para 50 idosos, essa abordagem gera ineficiência e não funciona. Por isso, desenvolvemos um sistema que gera prescrições de 1 para N, permitindo que o médico foque no cuidado e dedique mais tempo à atenção ao idoso”, explica Derick Bezerra, CEO da Benvo.
Com mais de 300 clientes B2B, incluindo a maior rede de franquias de residenciais sênior do Brasil, a Benvo tem como objetivo modificar a cultura de prevenção em residenciais sênior, gerando a demanda por exames com atendimento domiciliar, sem cobranças adicionais. A startup é pioneira na intermediação de exames via convênio no país, trazendo mais comodidade e acessibilidade para os idosos.
Outro diferencial da empresa é a sua capacidade de auxiliar na adesão medicamentosa, um desafio comum entre os idosos. A startup oferece um serviço de gestão de medicamentos e itens de higiene, capaz de resolver uma grande dor da família ao buscar estes itens recorrentes, gerando dados capazes de consolidar um setor que movimenta bilhões de reais de forma analógica.
“A rentabilidade das operadoras de saúde será ampliada quando o público acima de 60 anos for protagonista. Para os idosos, a prevenção aumenta as margens das operadoras, um setor altamente estressado no Brasil. Sabemos que mais de 50% dos custos de sinistralidade ocorrem nos últimos 4 meses de vida do paciente. Os idosos possuem um alto ticket mensal de convênio, baixo custo para exames de prevenção e alta fidelização, equação perfeita para o setor. Com a prevenção, a vida saudável do idoso é ampliada, prolongando o período de adimplência e postergando o fim de vida do idoso, equação benéfica para todos.”
Derick Bezerra, CEO da Benvo.
Longevidade
A expectativa de vida está aumentando em todo o mundo, e o Brasil não é exceção. Nunca antes na história da humanidade tivemos tantas pessoas com 60 anos ou mais, e a tendência é que esse número continue crescendo. Estima-se que, até 2050, a população idosa atinja a marca de 2 bilhões de pessoas, representando cerca de 20% da população global. No Brasil, existem mais de 33 milhões de pessoas com mais de 60 anos, e esse número só tende a aumentar.
No entanto, a longevidade não se resume apenas a viver mais tempo, mas sim a manter-se saudável à medida que os anos passam. De acordo com estudos, 70% das pessoas que atingem os 65 anos de idade vão precisar de cuidados de longa duração em algum momento de suas vidas. No entanto, o sistema de saúde brasileiro ainda não está preparado para atender a essa demanda crescente.
Os desafios enfrentados pelos idosos incluem altos custos com planos de saúde e medicamentos, dificuldade em adquirir serviços de saúde em domicílio, com profissionais capacitados no cuidado com a pessoa idosa, e a oferta limitada e de alto custo para Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), popularmente conhecidas como casas de repouso.
Diante desse cenário, a Benvo surge como uma solução inovadora e acessível para os idosos e suas famílias. A plataforma da startup permite que as instituições agendem exames em segundos, otimizando da equipe de cuidado, para que possam se dedicar ao que realmente importa, cuidar da pessoa idosa. Além disso, a Benvo possui soluções para redução de custos em gastos recorrentes do residencial sênior, para que a economia possa ser revertida em maior cuidado.