Duas startups do ecossistema do Cubo Itaú, mais relevante hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina, foram selecionadas para participarem do primeiro pool de investimentos da Questum, assessoria em M&A e investimentos para startups sediada em Florianópolis. Com um valor total de R$4 milhões, as empresas HXtos e SD Conecta estão entre as investidas na fase de seed e atuam no modelo SaaS B2B.
“Nosso objetivo é oferecer as melhores oportunidades de negócio para os empreendedores que fazem parte da nossa comunidade, contribuindo assim com o ecossistema como um todo. Ficamos satisfeitos de saber que nossa curadoria auxilia fundadores em seus processos de captação e que empresas especializadas como a Questum valorizem essa entrega. Receber capital é um passo que faz a diferença na jornada de empreender.”
Paulo Costa, CEO do Cubo Itaú.
A Questum selecionou startups com foco na inovação que elas promovem para seus segmentos de mercado, para o ecossistema e para os atores envolvidos. A HXtos desenvolve software para empresas de granel e carga solta que exportam produtos, com a finalidade de otimizar a logística em terminais portuários. Já a SD Conecta é uma health tech que cria comunidades de áreas médicas específicas com o objetivo de facilitar a interação entre médicos e a indústria farmacêutica.
“Vamos atuar para escalar os negócios destas empresas, que contam agora com a ajuda de investidores que são ex-founders de startups que já foram vendidas, além de outros empresários e atores do ecossistema.”
Rafael Assunção, founder e managing partner da Questum.
O pool de investimentos conta ainda com uma terceira startup. A Starken Insurance é focada em seguros corporativos, visando oferecer soluções digitalizadas para pequenos e médios corretores, e faz parte do programa Startup SC, do Sebrae em Santa Catarina.
Baseado na cultura de give back, em que empreendedores ajudam outros empreendedores, a Questum segue a sua missão de desenvolver o ecossistema de startups no Brasil. Este é o primeiro pool de uma série de aportes que devem ocorrer nos próximos 5 anos, totalizando R$200 milhões aplicados em cerca de 50 negócios.