Pesquisar
Close this search box.

8º Fórum de Manufatura irá conectar líderes industriais em São Paulo

Compartilhe este conteúdo:

Inteligência artificial, inovação, desafios, sustentabilidade e gestão de pessoas estão entre os assuntos a serem abordados no evento

“Manufatura estratégica: IA, modelos preditivos e analíticos e pessoas no centro da digitalização, impulsionando a indústria brasileira” é o tema central do 8º Fórum de Manufatura, principal evento do setor do País, que será realizado nos dias 26 e 27 de agosto de 2024, no Novotel São Paulo Center Norte, São Paulo.

“Referência no setor, o 8º Fórum de Manufatura tem por objetivo disseminar a informação e ampliar o conhecimento, para melhor performance do setor industrial”, afirma Célia Queiroz, diretora da Dialogia, empresa responsável pela organização do evento que, este ano, conta com mais de 50 palestrantes e três sessões simultâneas, uma a mais do que a edição anterior.

Gestão – Liderança e Gestão de Pessoas estão entre os assuntos a serem discutidos no segundo dia do 8º Fórum de Manufatura. Reinaldo Costa, corporate vice president da Novo Nordisk irá discorrer sobre “Gestão humanizada para os processos de Manufatura”.

Segundo Costa, a liderança nas organizações precisa ser aprimorada a cada dia, sob a perspectiva de que cada ser humano é único, com personalidades e interesses diferentes. “Explorar o lado humano da liderança, nunca se fez tão necessário, no sentido de focarmos mais no aprendizado e evolução da consciência das pessoas se compararmos as métricas e aos resultados. A gestão humanizada traz uma alternativa de trabalho e de gestão diferente das maneiras tradicionais que aprendemos ao longo dos últimos anos”, analisa.

Para aprofundar o assunto, Costa colocará a seguinte indicação ao público presente: vamos conhecer esse novo jeito de gerenciar nosso negócio? O palestrante lembra, ainda, que focar no respeito, dignidade e no desenvolvimento das pessoas faz toda a diferença quando se trabalha a confiança e o desempenho juntos, construindo relações mais verdadeiras por meio do pertencimento e do compartilhamento de experiências. 

Sustentabilidade – Ana Paula Forti, diretora de Soluções de Processamento da Tetra Pak Brasil, irá discorrer o tema “ESG – Os desafios de descarbonização na indústria de alimentos e bebidas”, no primeiro dia do encontro. Em síntese, será abordado a importância de as indústrias planejarem a descarbonização de suas operações fabris com o uso de conceitos, tais como: reduzir a geração de resíduos para minimizar os impactos ambientais, recuperar o uso de energia e água, otimizar as operações para alcançar eficiência e neutralizar o impacto em toda a cadeia, entre outros.

Como proposto, o painel ESG trará para as empresas o desafio de aliar a visão de sustentabilidade, que inclui o olhar de impacto ambiental e de descarbonização das suas operações em paralelo à inovação. “Sabemos que estamos aqui com um foco muito maior no E (ambiental). Mas entendemos que é superimportante compartilharmos essa visão e inspirar outras organizações a repensarem suas ações, a fim de reduzirem a geração de resíduos das operações fabris”, ressalta Ana Paula.

Inovação – A inovação tem que estar no DNA das empresas, fazer parte da rotina diária de praticamente todos os colaboradores, à exemplo da Akaer reconhecida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) como a empresa mais inovadora do País. “Somos detentores do título de número um em quatro categorias fundamentais: Produto, Processo, Organização e Gestão”, afirma Joselito Henriques, vice-president R&D Innovation da Akaer, último painelista do primeiro dia do evento a abordar o tema” Os próximos 5 anos: o que esperar da indústria brasileira e como preparar sua empresa”.

Henriques lembra que em um ambiente tão dinâmico como o mercado aeroespacial e de defesa, por exemplo, a inovação não é apenas uma vantagem competitiva, mas uma necessidade absoluta. As empresas que continuam na vanguarda são aquelas que abraçam a inovação como parte integrante de sua cultura organizacional. A capacidade de adaptar-se rapidamente às mudanças tecnológicas e às demandas do mercado é essencial para garantir o sucesso a longo prazo. “Portanto, investir em pesquisa e desenvolvimento, promover uma cultura de criatividade e experimentação, e manter-se constantemente atento às últimas tendências e avanços tecnológicos são os pilares que sustentam a liderança e a sustentabilidade das empresas no setor aeroespacial e de defesa”, sustenta.

O 8º Fórum de Manufatura reunirá os principais executivos do segmento e áreas afins, tais como: bens de consumo, aeroespacial, automobilísticas, alimentos, bebidas, farmacêuticas, têxteis, máquinas, peças e equipamentos, papel, indústrias de transformação e de processos. Contará, ainda, com a presença das empresas patrocinadoras: AES Brasil, Beckhoff, Tetra Pak, Tivit, Dassault Systemes, Porshe Consulting, Westcon, Sick, Cogtive, Efeso, Venturus, Vockan, St-One, Iniciativa Aplicativos, Comprint, Labsoft e Vesuvius. Entre os apoiadores, figuram importantes entidades:  Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais (ABIMEI), Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (ABIVIDRO), Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais (ABRAFILTROS) e Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ). Apoiadores de mídia: Revista Petro & Química, Revista C&I – Controle & Instrumentação, Centro de Informação Metal Mecânico (CIMM), Pacto de Promoção da Equidade Racial e Visite São Paulo.

Sobre a Dialogia

Hoje referência como centro de informações e relações com o mercado, a Dialogia foi instituída em 2007. Desde então mantém a missão de prover conhecimento e aprofundar o relacionamento das organizações com o mercado e seus diversos públicos, proporcionando benchmarking e networking entre executivos, empresários e acadêmicos.

Para tanto, a Dialogia promove programas de seminários, fóruns, congressos e demais eventos. Com esse objetivo, elabora pesquisas para identificar temas de alto grau de interesse dos segmentos envolvidos. O resultado dessa análise é a promoção de eventos com a presença garantida dos principais players do mercado.

Mais informações: www.forumdemanufatura.com.br