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5 técnicas indispensáveis para o seu negócio online

Negócio Online

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É mais que correto afirmar que a tecnologia é um elemento presente no dia a dia dos brasileiros, principalmente após os anos de pandemia. Por conta disso, percebemos uma transformação no comportamento de consumo, isto é, as pessoas tendem a preferir fazer atividades simples como compras, reservas em hotéis, por exemplo, na palma da mão, em um aplicativo no celular.

Essa mudança traz uma grande oportunidade de crescimento para os negócios digitais, ou seja, aqueles que só existem no ambiente online. Apesar do que muitos imaginam, abrir um negócio digital não é somente criar um site e colocar produtos à venda. Com isso, é preciso conhecer e colocar em prática uma série de técnicas que podem garantir o sucesso ou o fracasso de uma empresa. Para que você saiba do que estamos falando, citamos as cinco mais importantes abaixo, veja:

1) SEO para blog

O SEO – Search Engine Optimization -, consiste em uma série de estratégias que podem ser aplicadas nas páginas de um site para melhorar a sua indexação pelos motores de busca, como o Google. Essas técnicas melhoram o posicionamento de uma marca e trazem mais tráfego orgânico, diminuindo a necessidade de investimento em tráfego pago, por exemplo.

2) Copywriting

“Uma copy, nada mais é do que aquele texto bem escrito que é capaz de convencer o leitor a tomar uma atitude e avançar na sua jornada de compra. Diferentemente da redação publicitária, ele é feito para ser lido de forma quase instantânea e fazer com o que o lead se torne um cliente pagante, efetivamente”.

Cristiano Oliveira

O copywriter é aquele profissional escritor que sabe usar as palavras de forma estratégica para alcançar determinados objetivos como atrair e manter a atenção do seu cliente, além de persuadi-lo a comprar, baixar, seguir e continuar na jornada estabelecida para a compra ou esteira de produtos. Perfis que fazem mau uso das técnicas de copywriting, por exemplo, normalmente trazem excesso de informação, acreditando que aquilo os fazem melhores. Nesses casos, é preciso saber diferenciar características de benefícios daquilo que está sendo oferecido, afinal, quantidade não é sinônimo de qualidade, ainda mais quando vivemos em um mundo cada vez mais imediatista.

“É preciso que o profissional conheça exatamente o perfil da marca e a forma de como ela se dirige ao seu público. Assim, o texto fica perfeito e isso influencia no posicionamento e referência da marca no mercado, além de consequentemente aumentar o faturamento do negócio”, completa o especialista que está por trás da estratégia de lançamentos e alguns dos principais infoprodutores do Brasil como Carlos Magno, Isabella Peracchi, Diego Velasques, Michael Aboud e muitos outros.

3) Storytelling

A capacidade de transformar seu produto em uma história ou inseri-lo em uma narrativa interessante é chamado de storytelling. A técnica tem um caráter persuasivo e pode ser utilizada dentro das estratégias de copywriting ou de SEO, para ajudar na promoção dos negócios, na ampliação das vendas e, até mesmo, em consultorias. Os influenciadores digitais, por exemplo, utilizam muito do storytelling nas postagens patrocinadas, porque eles conseguem inserir, de uma forma orgânica, o produto a ser anunciado em sua linha editorial.

4) Assessoria de imprensa

Pouco conhecida, a assessoria de imprensa é o braço da comunicação de um negócio responsável pelo relacionamento entre a empresa e a mídia. Com um bom trabalho desse tipo, o assessor de imprensa consegue inserir a marca de forma orgânica na mídia especializada, seja em TVs, rádios, internet ou revistas. Ao contrário do que muitos pensam, a assessoria de imprensa não é publicidade: ela consiste na inserção orgânica e na geração de autoridade.

5) Análise de dados

Todo negócio é único, por isso, fazer uma boa análise de dados das técnicas utilizadas é primordial para saber qual funciona e qual deve ser deixada de lado. Independente das dicas que você coloque em prática, essa é a crucial: faça testes e analise dados, afinal, o que funciona para uma marca, pode não funcionar para outra.