Warning: Undefined array key "options" in /var/www/html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 192 5 startups que podem se beneficiar com o novo Minha Casa Minha Vida - WITRI

5 startups que podem se beneficiar com o novo Minha Casa Minha Vida

Minha Casa Minha Vida

Compartilhe este conteúdo:

A Terracotta Ventures, principal empresa de venture capital dedicada a investimentos em startups da cadeia da construção civil e mercado imobiliário na América Latina, está acompanhando as novidades do Governo Federal para o novo Minha Casa Minha Vida e vê a volta do programa habitacional como mais um incentivo para o setor avançar sua digitalização no país. A companhia identificou cinco construtechs e proptechs que servem de exemplo e têm potencial de se beneficiarem do Minha Casa Minha Vida.

O programa que promove o financiamento da casa própria com juros acessíveis foi retomado em fevereiro e prevê a contratação de dois milhões de lares para a população de baixa renda até 2026. Além de aquecer a cadeia da construção civil e do setor imobiliário no país, a volta do Minha Casa Minha Vida tem potencial de acelerar a escalada de startups que possuem soluções inovadoras nesse nicho de mercado.

De acordo com Bruno Loreto, managing partner da Terracotta Ventures, devem ter destaque soluções voltadas para o segmento econômico, de regularização fundiária e de construções sustentáveis. A capacidade de ofertar unidades com preços mais competitivos também é um diferencial.

“A tecnologia e a inovação podem ser aliadas importantes no desenvolvimento do segmento de habitação econômica e sustentável no Brasil, incentivando construtechs e proptechs a terem novas soluções de moradia que atendam as demandas das famílias de menor renda (que compõem o público-alvo do programa) com maior efetividade. Além disso, esse processo contribui para acelerar a digitalização do setor e servir de inspiração para modernizar o programa habitacional.”

Bruno Loreto

Para acessar o material completo, com os diferenciais de cada uma das startups listadas, é possível baixá-lo gratuitamente. Confira quais são as construtechs e poptechs mapeadas pela gestora de capital como potenciais beneficiárias do retorno do Minha Casa Minha Vida:

Approva Fácil

Pioneira na digitalização da venda de imóveis novos no segmento econômico, a Approva Fácil desponta como um marketplace capaz de comercializar imóveis do segmento econômico de forma simples, rápida e segura, conectando clientes, corretores, incorporadoras e os bancos. O diferencial da plataforma é fomentar o canal de distribuição de imóveis econômicos e possibilitar uma experiência 100% transacional e digital. Com isso, a startup proporciona aos corretores uma ampla oferta de imóveis populares ao mesmo tempo em que desburocratiza o processo de compra para o cliente final. Além disso, permite aos corretores atender um maior volume de clientes ao mesmo tempo em que aumenta sua taxa de conversão. A proptech contempla cerca de 60 incorporadoras regionais e nacionais como parceiras do negócio.

Livar

O objetivo da Livar é democratizar o acesso ao imóvel próprio por meio de uma plataforma digital que conecta pessoas a imóveis que cabem no orçamento familiar, realizando assim o sonho da moradia própria. A empresa ajuda os clientes a encontrar o imóvel ideal, utilizando inteligência artificial para analisar as características dos imóveis disponíveis e combiná-las com as necessidades e desejos dos clientes. O potencial comprador tem auxílio de assessoria especializada para encontrar o melhor imível para comprar a partir do que deseja e da sua situação financeira, incluindo o público contemplado pelo programa governamental.

Alea

Com a Alea, que oferta casas em condomínios fechados e seguros em meio à natureza, também é possível usufruir dos benefícios do programa do Governo Federal para conquistar uma casa nos loteamentos próprios ou parceiros da empresa. Para isso, a Alea utiliza o modelo de construção off-site com tecnologia wood frame, que consiste na fabricação da casa em uma fábrica utilizando placas de madeira, que são transportadas para o local da obra apenas para a montagem e o acabamento. Dessa forma, é possível reduzir o tempo de construção e o custo da obra.

TecVerde

Empresa de referência em construção industrializada off-site, a TecVerde tem soluções construtivas automatizadas e eficientes para construtoras, incorporadoras, empresas e entidades em todo o país. Seu sistema construtivo utiliza produção automatizada do frame, com instalações elétricas e hidráulicas inseridas nas peças antes do fechamento dos painéis. Com isso, o fechamento é feito com chapas estruturais, membrana hidrófuga, placa cimentícia e gesso acartonado. A montagem é feita de forma automatizada no canteiro de obra ou por meio de soluções em 3D, ainda dentro do ambiente fabril. A Tecverde também fornece obras modulares produzidas e montadas na fábrica, chegando no terreno da construção prontos para uso.

UsuCampeão

Com a missão de regularizar os imóveis das famílias brasileiras por meio da regularização fundiária urbana, a UsuCampeão financia todo o processo, resolvendo um problema social ao mesmo tempo em que promove cidadania aos beneficiados. A empresa contribui para a realização da meta de regularização fundiária proposta pelo programa Minha Casa Minha Vida, garantindo segurança jurídica dos imóveis e promovendo a cidadania das famílias.