Warning: Undefined array key "options" in /var/www/html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 192 5 startups com soluções dinâmicas para o setor de construção - WITRI

5 startups com soluções dinâmicas para o setor de construção

Engenharia e Construção Civil

Compartilhe este conteúdo:

O Vetor AG, programa de inovação aberta da Andrade Gutierrez e o primeiro no setor de engenharia e construção, tem sido a porta de acesso para muitas empresas ingressarem nesse mercado. 

“Soluções antes limitadas a outros setores são adaptadas para o mercado de engenharia e construção e testadas em nossas obras, possibilitando que as empresas que participam do nosso programa ampliem seu escopo. Vemos essa movimentação como muito positiva. Além de contribuir para os avanços da engenharia 4.0 no Brasil, o programa estimula a evolução do mercado como um todo”, afirma André Medina, Gerente de Inovação da Andrade Gutierrez e responsável pelo Vetor AG.

André Medina, gerente responsável pelo Vetor AG

Para exemplificar sua fala, André cita cinco empresas que já participaram do Vetor AG implementando suas soluções nas obras da Andrade Gutierrez e estão inovando Brasil afora no setor de obras e também em outros mercados. Confira: 

PWTech

A empresa tem uma tecnologia que facilita o tratamento de águas contaminadas. Com um equipamento de baixo custo e fácil instalação e com possibilidade de uso de energias alternativas, já atendeu cerca de cinco mil pessoas e potabilizou 5 milhões de litros de água. 

O objetivo da PWTech é atender comunidades carentes, mas o equipamento também se adequa ao agronegócio, a indústrias e pode atender ainda qualquer localidade com necessidade de água tratada em pequena e média escala. Recentemente, a tecnologia foi comprada pela Unops (Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos) para levar água potável à Ucrânia. 

GaussFleet

A startup brasileira GaussFleet faz uso da internet das coisas (IoT) e facilita o monitoramento de veículos e máquinas, para calcular por quantas horas elas trabalharam e, assim, calcular automaticamente valores de aluguel, produção e produtividade, conforme cada contrato. Atendendo anteriormente os setores florestal e agrícola, após passarem pelo Vetor AG, expandiram suas operações para o setor de engenharia e construção, atuando em equipamentos de uma obra de mineração subterrânea.

Gripmaster

Empresa com foco na produção de pneus para atuarem fora da estrada, atuava principalmente no setor florestal. No Vetor AG, a Gripmaster diversificou o mercado aplicando sua solução para uso em equipamentos da construtora com operação em mineração subterrânea. Atualmente, atende diversos setores com soluções sob medida, como construção, mineração, agrícola e industrial.   

Beezer

A plataforma de fretagem com tecnologia de ponta facilita o gerenciamento do transporte de pessoas, gerando maior agilidade para o RH das empresas. A ferramenta também facilita a comunicação com os motoristas e já rastreou mais de 100 mil viagens. Anteriormente, era aplicada majoritariamente no setor industrial. Com o Vetor AG, a solução foi implementada pela primeira vez em uma construtora. 

SpectraGeo

Com soluções voltadas a gestão hídrica, monitoramento de barragens, geofísica aplicada em agricultura e contaminação de solo, a SpectroGeo ampliou suas aplicações, antes focadas nos setores de óleo e gás, para o mercado de construção de parques solares, linhas de transmissão e parques eólicos, atendendo assim as obras da AG.