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5 passos para melhorar o desempenho das empresas

5 passos para melhorar o desempenho das empresas

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  • Virada de Chave
    É o instante em que a empresa compreende o que faz, para quem ela oferece e entrega seus produtos e serviços, sabe qual é a qualidade que o cliente reconhece, entende como multiplicar as suas vendas e quais são os canais adequados para isso. Chegar a esse momento pode levar meses ou até anos. Algumas empresas a alcançam rapidamente, outras levam a vida inteira e não conseguem atingir esse patamar de evolução do negócio;
  • Compreensão
    Sabendo que existe um caminho para atingir essa “virada de chave”, o dono da empresa e seus sócios começam a buscar respostas. Primeiro, é importante solucionar os problemas do dia a dia. Reflita. Se entrega com atraso, por quê? Se atende 20 pessoas e vende para 5, por que não mais? Se o concorrente vende por R$ 12,00 e eu vendo por R$ 15,00, como ele consegue vender mais barato com a mesma característica de produto? Se as empresas do setor têm lucro líquido de 8%, por qual motivo conseguimos somente 3%? As pessoas ficam na minha empresa em média 2 anos, por que não permanecem mais tempo?
  • Organização
    Agir em conjunto para solucionar todas as perguntas da etapa de “Compreensão” leva todos os envolvidos – sócios e colaboradores – a descobrir quais são os problemas e pontos fracos do negócio e, de alguma maneira, a minimizá-los ou resolvê-los. A diretoria da empresa é responsável por apoiar a equipe a resolver as situações uma a uma, até o fim. Em poucos meses, as equipes vão sentir que o volume de clientes começará a aumentar, haverá diminuição no número de reclamações e o lucro vai aparecer.
  • Novo patamar
    Neste passo, a empresa conseguiu criar um padrão de qualidade em todos os aspectos e agora, após a virada de chave, é importante investir em marketing para vender mais, em gestão de pessoas e em tecnologia para atender esse acréscimo. Assim, conseguirá crescer e atingir um novo patamar, jamais imaginado. Esse passo é crucial. Normalmente, as empresas despreparadas e sem planejamento estratégico acabam afundando aqui. Elas pecam ao investir muito em novas operações, comprometendo a sustentabilidade do negócio.
  • Conhecimento e Experiência
    Para que os quatro passos anteriores sejam possíveis, o dono do negócio precisa reconhecer que não tem o conhecimento, nem a experiência necessária para fazer o negócio evoluir a ponto de crescer e expandir. Ele precisa de outras pessoas, sejam colaboradores, especialistas, consultores e prestadores de serviço para somar experiências e aplicar na gestão em todas as áreas. Cada passo precisa de alguém que enxergue os problemas, saiba como resolvê-los e criar processos, além de estratégias para aprimorar a empresa.