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4 startups brasileiras que miraram na internacionalização em 2023

4 startups brasileiras que miraram na internacionalização em 2023

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Segundo o estudo “Trajetória de Internacionalização das Empresas Brasileiras”, da Fundação Dom Cabral, feito com realizado com 140 empresas brasileiras, 51% delas planejam novas operações no exterior nos próximos dois anos.

Mesmo que isso ocorra mais em multinacionais brasileiras, há uma tendência entre empresas de tecnologia, especialmente, em startups. Entre os motivos para isso estão: o desejo de alcançar novos mercados, acumular experiências, acelerar o seu crescimento, diversificar a fonte de receitas e tornar-se mais competitivo, por exemplo. Por isso, conheça 4 startups brasileiras que estão no processo de internacionalização:

1. STANDOUT

Com a parceria de mais de 300 grandes comércios digitais com potencial para intensificar as vendas, a STANDOUT, empresa referência em inteligência em trade marketing digital, está em processo de internacionalização para a América Latina. A martech, que tem como foco ajudar indústrias e marcas a falarem diretamente com seus públicos nas páginas de produtos dos e-commerces, quer expandir o seu mercado de atuação, começando pelo México e Colômbia, depois, para países como Chile, Argentina, Costa Rica, Porto Rico e Equador, uma vez que eles também demonstram grande potencial de mercado.

Hoje, no Brasil, a STANDOUT conta com mais de 350 clientes e grandes nomes como Coca-Cola, Kimberly Clark, Vedacit, Kellog´s, Ferrero, Groupe SEB, Reckitt, Abbott e Eurofarma.

“Nosso objetivo em 2023 é conquistar um crescimento de 25% do faturamento, bem como fortalecer o ecossistema brasileiro e nos consolidar como a maior empresa focada em inteligência em trade marketing digital da América Latina.”

Andrea Miranda, cofundadora e CEO da martech.

2. Aateliware

A ateliware é uma empresa de criação de software sob medida fundada em 2011 que hoje conta com clientes no Brasil e em países da Europa, e que também visa a expansão para outros países em 2023, como os Estados Unidos. Funcionando como um “ateliê de software”, ela desenvolve produtos digitais e soluções sob medida, que fazem a diferença desde a primeira entrega. Na ateliware, as soluções e ferramentas são cocriadas junto aos clientes, utilizando as melhores linguagens de programação e ferramentas de tecnologia. Há mais de 11 anos no mercado, a ateliware já trabalhou com grandes nomes como Votorantim, Bcredi e Minestore, que hoje pertence à Getnet, empresa do Grupo Santander. Além disso, é uma das co-criadoras do Pipefy.

3. Trio

Fundada em 2020, a Trio é uma ferramenta que facilita a movimentação de dinheiro reduzindo taxas sobre transações, entregando segurança e conciliação de ponta-a-ponta. Atuando no mercado de Pix, a empresa mira o mercado norte americano, pois o sistema brasileiro de pagamentos instantâneos, que transformou a maneira de pagar e receber dinheiro, tem impacto internacional e inspira uma solução semelhante que será lançada nos Estados Unidos, chamada de FedNow, o que oferece oportunidades para outras empresas de pagamento atuarem, como é o caso da Trio. De acordo com dados do Banco Central, o Pix teve um crescimento de 228% em 2022, tornando-se responsável por 15% das transações realizadas em tempo real, no mundo.

A Fintech atua fortemente no mercado Gaming que realiza mais de 2 milhões de movimentações mensais, sendo que este setor representa a atuação da Trio em outros países da região da América Latina – AL. A estratégia é ampliar suas operações internacionais, dado o potencial do setor de pagamentos no mercado de games. Em 2022, segundo pesquisa da PagSeguro, a AL contava com 316 milhões de jogadores de games, que movimentaram U$8.4 bilhões em volume de vendas. Sendo que em 2021, o mercado de e-sports na região representou US$7,2 bilhões.

4. Proesc.com

Fundada em 2008 no estado do Amapá, a Proesc.com oferece a plataforma de gestão escolar on-line mais inovadora do mercado, com funcionalidades completas para as áreas acadêmica, pedagógica e financeira. A edtech que já contempla mais de 1.500 unidades escolares, visa proporcionar integração, segurança e otimização nos processos diários de uma escola.

O software já está presente em cinco países – Brasil, Angola, Moçambique, Portugal e Senegal -, e seguindo o objetivo de ampliar o território de atuação do negócio, em 2023 a amapaense levantou a sua primeira captação no valor de R$8 milhões, valor destinado à expansão para novas fronteiras.

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